quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Exploração sustentável - BIKE RIO

The best way to explore somewhere!!

Quem visitou o Rio de Janeiro nos últimos tempos reparou que a cidade está cheia de pessoas passeando com as "laranjinhas". O Bike Rio é um projeto de sustentabilidade muito bacana, da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o Banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA. São 60 estações e 600 bicicletas, distribuídas nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo, Urca, Flamengo e Centro. Além de fazer sucesso com os turistas, os cariocas aderiram ao projeto não só para os dias de passeios, mas também como meio de locomoção alternativo em meio ao caos diário que se chama mobilidade urbana.

Para ter acesso ao uso das "laranjinhas" você deve fazer um cadastro no site www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp, todas as informações necessárias estão lá. Ou você pode baixar gratuitamente o aplicativo no seu celular e administrar o aluguel das bikes na "palma da mão". Será necessário fornecer um cartão de crédito para poder comprar os passes que dão direito ao uso. Faça o cadastro com antecedência e quando for escolher uma bicicleta certifique-se do funcionamento do freio e demais itens importantes (infelizmente algumas pessoas fazem mau uso).

A diversão é garantida, o passeio é prazeroso e a paisagem, espetacular, ainda mais num final de tarde. O dia em que resolvi explorar a cidade e conhecer melhor esse serviço, era feriado de junho e bem no meio da Copa do Mundo, imagina como a cidade e o trânsito estavam. Foi a melhor opção e não tive nenhum contratempo. O trajeto escolhido foi o início da Praia de Ipanema até o final da Praia de Copacabana, retornando ao ponto de partida. O melhor de tudo é que se você quiser parar para visitar algum local, você pode procurar uma das estações com posições livres e guardar a bicicleta e retirar novamente na mesma ou em outra estação, quantas vezes quiser. Para isso, o aplicativo no celular é muito útil, ele atualiza todas as estações próximas à sua localização com posições e bicicletas disponíveis. 


O que achou?! "Vambora" pedalar?! Iniciativa bacana né, como diz o slogan da campanha do Itaú #issomudaomundo, faça sua parte e colabore com o meio ambiente e a sua saúde. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário