sexta-feira, 24 de julho de 2015

A pequena grande Cartagena - passeios, restaurantes e curiosidades

"Me bastó dar un paso dentro de la muralla,
para verla en toda su grandeza a la luz malva de las seis de la tarde,
y no pude reprimir el sentimiento de haber vuelto a nacer."
 Gabriel García Márquez 


Como não se encantar por Cartagena? Como não lembrar do Gabo? Cenário de livros e contos de Gabriel Garcia Márquez, num primeiro momento você pensa que o que habita no centro cercado pelos muros é pequeno e breve para se conhecer. Engano seu! Cartagena é como um livro do Gabo, cheio de detalhes e com aquele "realismo mágico" onde você não pode perder nada, senão terá que voltar a página. Cartagena é daqueles livros que você quer ler e reler.

Faz calor o ano todo, por isso fica fácil programar a sua viagem buscando os melhores preços. Só fique atento aos períodos de chuva e ventos fortes, principalmente em outubro.

Não se deixe enganar pela primeira impressão ao sair do aeroporto, assim que você adentrar os muros do centro histórico você se transportará para um período colonial e se encantará imediatamente com as construções características e suas fachadas floridas e coloridas.

Optamos por ficar dentro da cidade amuralhada, onde se concentram os principais pontos turísticos, restaurantes, bares, lojas e hotéis, e onde se pode fazer tudo à pé. Acabamos não conhecendo a parte moderna de Cartagena, lugar onda há boates, hotéis e centros comerciais.

Quando reservamos o Sofitel já estava incluso no pacote o transporte entre aeroporto/hotel/aeroporto, o que foi muito cômodo e seguro. Nos passeios contratados utilizamos os transportes do hotel também. Só utilizamos o serviço de táxi uma vez e é necessário negociar o preço porque não tem taxímetro. Não é difícil se deslocar em Cartagena, a cidade é pequena e tudo está proximo. O trânsito é um caos, mas dê boas risadas para não perder o bom humor.

Para fazer o câmbio e trocar pelo Peso Colombiano é mais interessante levar dólar e pesquisar antes de trocar, a taxa do hotel geralmente não é vantajosa, mas há várias casas de câmbio pela cidade.

Cartagena é uma cidade de várias cores e sabores e que certamente irá aguçar o seu paladar. Os pratos com frutos do mar são os mais tradicionais, mas há opções para todos os gostos. Não é uma cidade cara e se come muito bem por lá. Dentre as dicas de restaurantes que o nosso amigo Rudi (mordomo do Sofitel) nos apresentou, selecionamos e indicamos todos os abaixo. Além dos bares e outros estabelecimentos que paramos para beber ou comer algo, e tem muitos.


Para o café da manhã:


Milamila.com.co/mila-pasteleria
Que delícia de lugar e de café da manhã, assim que você chega tem um balcão de doces de dar água na boca. Pedimos porções variadas ao invés de um prato específico. Frutas, pães, frios e ovos mexidos. Para tomar, pedimos a famosa limonada de coco e suco de manga com hortelã. Prove também as cocadinhas de sabores variados.







Para o almoço:

La Cevicheria - lacevicheriacartagena.com
O cardápio é tentador e é sempre movimentado, o ideal é fazer reservas, senão, é chegar e esperar uma mesa vagar. Pedimos dois tipos de ceviche e um prato quente, todos a base de peixes e camarões e com o famoso plátano (banana verde) muito usada na culinária colombiana. Para beber experimentei a Cerveza Michelada, que é a mistura da cerveja com o de suco de limão e uma pitada de molho inglês e a borda do copo com sal.







El Santísimoelsantisimo.com
Restaurante despojado, cheio de detalhes na decoração. Mistura a cozinha francesa com os sabores do caribe. Meu pedido foi o 'Obatalá', carne de vaca cozida com plátano, arroz com coco e salada com abacate. Para acompanhar uma sangría deliciosa.









Club de Pescaclubdepesca.com
Localizado dentro de uma das fortalezas militares, este é um dos restaurantes mais tradicionais. Fica fora da cidade amuralhada ideal para quando for fazer os passeios nesta região. Tem uma bela vista para a baía, o iate club, o centro histórico e a parte moderna da cidade. Há vários pratos típicos e o nosso escolhido foi o Festival de Mariscos, com filé de peixe, lagostim, mariscos, arroz de coco e salada.






Para jantar:


Vera Cucina Italiana - tcherassihotels.com/restaurantes  
O Vera é um restaurante italiano premiado, localizado dentro do Tcherassi Hotel, comandado pelo Chef colombiano Daniel Castaño. Com ambiente intimista para apenas 40 pessoas o Vera é também um lounge e o carro chefe são as comidas da costa italiana. É recomendado reservar horário para o jantar e o dress code para os homens, segundo nos informaram, é calça e sapato fechado. O meu pedido foi um Linguini Gamberi (pasta com camarões ao molho de cebola, alho e pimenta) e vinho branco para acompanhar.





La Vitrolawww.nytimes.com
Indicado pelo The New York Times, o La Vitrola é um clássico em Cartagena e merece a sua visita. Comida tipicamente Cartagiana, tem um ambiente muito acolhedor, com música ao vivo você se sente num naqueles filmes com clima caribenho, onde o tempo custa a passar. O meu pedido foi um filé de peixe típico da região com arroz de coco. Necessário reservar.




                                       Um restaurante bistrô, casual e chic ao mesmo tempo, com ares mediterrâneos. Local badaladinho, ideal para um momento mais descontraído. Neste dia quis comer algo leve e fiquei com a opção do Tartare de Atum, um dos melhores que já comi e uma porção de mariscos ao bafo, muito bem temperado e um belo vinho branco para acompanhar. Necessário reservar.


Não saia de Cartagena sem provar os picolés artesanais, são vários sabores e o mais divertido é que entre um passeio e outro pelas ruelas da centro histórico, você acabada sempre passando pela La Paleteria e fica difícil não experimentar um a cada vez. Permita-se!!

Os picolés são feitos todos os dias e a procura garante que nenhum deles sobre. E realmente todas as vezes em que paramos, tinha fila.






O centro histórico de Cartagena eu digo que é uma parada e um flash a cada esquina. Praticamente todas as construções, com mais de 400 anos, estão preservadas e isso é o maior orgulho da cidade, do qual detém o título de Patrimônio Nacional da Colômbia e Patrimônio Mundial da Unesco. Suas fachadas são do período colonial e trazem um colorido que fazem os olhos se arregalarem para apreciar cada detalhe. Perca-se pelas ruelas, porque todas elas te levarão ao principais pontos turísticos, abaixo divididos pelas praças:


Plaza De Los Coches 
Era a principal porta de entrada da cidade com o monumento da Torre do Relógio. Nesta praça os escravos eram comercializados e onde se localiza a estátua do fundador da cidade, Pedro de Heredia. Do outro lado há belos casarões e "sus balcóns", e no corredor da parte inferior, você encontrará o Portal dos Doces, aproveite a parada e prove alguns doces típicos.


Plaza de la Aduana
A maior e mais antiga da cidade, no período colonial os edifícios administrativos e do governo ficavam aqui, hoje, a prefeitura e a estátua de Cristóvão Colombo.



Plaza de San Pedro Claver
Uma praça agradável e que de longe já se pode avistar as torres e o relógio da Igreja de San Pedro Claver, do séc. XVI, ela abriga os restos mortais do missionário Pedro Claver, o defensor dos escravos negros. Dedicou sua vida à cuidar de mais de 300 mil escravos, que chegavam no porto de Cartagena em condições desumanas, e por este feito ele foi canonizado em 1888. Junto à igreja está o convento que conta um pouco mais da história desse santo que viveu e morreu ali. Há também o Museo de Arte Moderna.



Plaza Santo Domingo
A praça mais animada, com seus bares e restaurantes, vive cheia de turistas e do povo local. À noite os seresteiros fazem a festa, uma boa pedida para agradar a amada. Há uma escultura de Fernando Botero, a gorda Gertrudis e em frente está a Igreja Santo Domingo.


Plaza Bolívar
Nesta praça você encontrará o cartagenero lendo seu jornal ou simplesmente vendo a vida passar. Aqui está o Palácio da Inquisição, que se instalou na cidade no início do séc. XVIII e condenava e torturava  àqueles que cometiam crime de heresia e bruxaria. Em sua visita à Cartagena em 1986, o Papa João Paulo II pediu perdão pelo crimes cometidos pela Igreja Católica naquele tempo. Há também o Museo do Ouro e próximo a praça fica a Catedral de Cartagena e uma estátua em homenagem a visita do Papa João Paulo II. 


Os muros da cidade amuralhada são uma atração por si só e vale muito percorre-los à pé, principalmente ao entardecer para que as cores das fachadas dos casarões ganhem um brilho especial pelo maravilhoso pôr do sol. É fantástico que esta construção tenha perdurado por todos esses anos e o governo tenha lutado para preservá-la. Soube que entre as décadas de 70 e 80 quiserem derrubar as muralhas porque com o crescimento populacional  nesta região ficou inviável administrar os dejetos humanos, já que não havia um sistema eficiente de escoamento do esgoto. Mas a preservação histórica falou mais alto e conseguiram driblar a situação com alguns investimentos para o saneamento básico em Cartagena.




Depois de todos estes passeios à pé é hora de se transportar totalmente para o período colonial e passear de charrete pelas ruas de Cartagena, especialmente à noite, onde a iluminação dá o tom para este cenário dos livros de história.


Há vários passeios fora da cidade murada, mas os dois abaixo acredito serem os mais interessantes, caso não tenha muito tempo ou queira curtir a piscina do hotel e descansar. O Convento La Popa e o Castelo de San Felipe Barajas.




E finalmente para fechar com chave de ouro, as ilhas paradisíacas com as suas águas quentes e transparentes. O que esperar do caribe colombiano? Deixe ele te surpreender! Há vários tipos de passeios e todos saem do porto que fica próximo a Torre do Relógio. Contratamos o passeio por indicação do Sofitel e fomos para o Gente de Mar Hotel Club, na Ilha Grande - Ilhas do Rosário que é privada e muito tranquila, principalmente para casais. O trajeto de barco leva uma hora, a saída é de manha cedo entre 8h30 e 9h e o retorno por volta das 16h. A ida é tranquila, mas a volta é uma aventura quando o vento esta forte, você volta toda encharcada.

Ao chegar na ilha você é recepcionado com um coquetel e recebemos as informação dos horários: do almoço (incluso), da saída para fazer o snorkling e do retorno para Cartagena. Daí por diante é desfrutar desse pedacinho de terra banhado pelo mar caribenho.





Quando será a sua viagem para Cartagena mesmo?!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário