quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Porta retrato: o [SER] humano

 "O que acontece é que, simplesmente, nada me atrai tanto quanto explorar o mundo com uma câmera na mão."              [Steve McCurry]

Quando resolvi escrever este post, fiquei pensando como iria iniciá-lo. São tantas frases que me vêm à cabeça, assim como as imagens incríveis que quero compartilhar no blog. A citação acima é perfeita porque define um momento na minha vida, quando uma semente foi plantada ao adquirir minha primeira câmera semi profissional. Dali em diante o amadorismo fotográfico foi tomando espaço e as descobertas acontecendo. 

Descobri que é preciso ser paciente, se quiser capturar o melhor momento, descobri, que é necessário ser acurado se quiser capturar o melhor ângulo e descobri, que há um mundo de belezas que nossos olhos, muitas vezes, não estão prontos para ver. Mas ao pegar uma câmera na mão e com apenas um dos olhos observar através do visor, algo fantástico se revela e então descobri a sensibilidade de um olhar, do que está a nossa volta e não conseguimos enxergar. 

Aos poucos fui me interessando pela arte da fotografia e brincando mais com as lentes da minha câmera. Hoje, ela é a minha melhor companheira de viagem e com ela trago para casa centenas de imagens. Simplesmente curto cada momento e sei exatamente o que senti quando me posicionei para capturar cada foto. 

Numa dessas viagens, parei numa livraria e comecei a buscar algum livro de fotografia interessante, não sabia exatamente o quê, acho que foi o livro que me achou. Ele era pequeno, mas a sua capa me seduziu imediatamente, também pudera, a imagem é um ícone da fotografia mundial. Foi então que conheci o Steve McCurry, mestre da fotografia e fotógrafo da National Geographic.


Certamente você já a viu, "a menina afegã", seu retrato foi feito em um campo de refugiados no Paquistão em 1984, ela jamais havia sido fotografada. Em 2002, ele conseguiu reencontrá-la em Peshawar, no Paquistão, e foi então que o mundo soube seu nome: Sharbat Gula.

Dedique alguns minutos do seu tempo e acesse o site: [stevemccurry.com], no meu ponto de vista ele é um cara que sabe revelar através da lente da câmera a sensibilidade do seu olhar e mostrar para o mundo, o ser humano, na sua diversidade. Em cada rosto há uma expressão onde é possível enxergar sua essência cultural e isso é simplesmente fantástico. Nem só de pontos turístico se faz uma viagem, mas sim do seu povo e tradições, que é a tradução de cada lugar, o que o faz ser diferente e peculiar.

Neste livro, ele reuniu cerca de 250 fotos, ao estilo porta retrato, dos rostos até então desconhecidos dessas pessoas. Vejam as incríveis diferenças e semelhanças que temos entre nós em algumas dessas fotos:






Steve McCurry é um fotógrafo estadunidense, nascido em 23 de abril de 1960. 
"Como fotógrafo, não posso me dar ao luxo de desviar o olhar. Não posso antecipar o que vou fazer e editar o que vejo. Minha tarefa é captar tudo, até o mais difícil. Minha intenção é obter imagens dotadas de sentido – e, com isso, dar sentido à minha própria vida."




O livro Steve McCurry: Portraits está disponível no site da amazon.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário