quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chegando na Alemanha

Depois de um período ausente do blog, eis que retorno, cheia de novidades e nem sei direito por onde começar. Bom, vamos começar do começo então.
Surgiu a oportunidade de ficar um tempo fora do Brasil, na Alemanha...então aqui estou agora, nesse exato momento e o melhor de tudo é de onde que eu estou atualizando o blog, de um parque lindo, com um lago enorme e várias pessoas sentadas ao sol, correndo, caminhando ou andando de bike.

Minha chegada na Alemanha foi um pouco exaustiva, mas você deve saber que cruzar o Atlântico não é tão rápido e confortável assim, ainda mais em classe econômica. Há vôos diretos do Brasil com a TAM e com a Lufthansa e também cias. aéreas que fazem escala em outros países, como Air France, TAP, Iberia, Alitalia, Swiss, entre outras.

Por opção preferi vir de TAM direto de Guarulhos até Frankfurt, são aproximadamente 12hr de vôo - outra vantagem é que o meu check-in já foi todo feito em Florianópolis e só retirei minha bagagem em Frankfurt.
Porém meu destino final era Hildesheim, a 30km de Hannover. Preferi comprar passe de trem de Frankfurt até Hildesheim, nos meus cálculos se tornava mais barato do que pegar um vôo até Hannover e depois mais um trem até Hildesheim, então assim foi....

-Florianópolis/Guarulhos - TAM - 01hr de vôo
-Guarulhos/Frankfurt - TAM - 12hr de vôo
-Frankfurt/Hannover - Trem ICE - 02:30hr
-Hannover/Hildesheim - Trem regional - 30min

Uma dica para quem quer visitar a Alemanha, faça seu cadastro no site da Deutsch Bahn - http://www.bahn.de/p/view/index.shtml, assim você pode planejar sua viagem do Brasil e já comprar os bilhetes pela internet, pagar com cartão e imprimir sua passagem. Claro que aqui na Alemanha o sistema é perfeito e você também pode comprar nas máquinas que existem nas estações, porém terá que pagar em moeda e em EURO.

Bom, a aventura começa quando eu cheguei no Aeroporto de Frankfurt, ENORME por sinal.
Passei pela imigração tranquilo, (brasileiros tem permanência permitida na Europa por 90 dias, sem visto). Você deve ter em mãos sua passagem de ida e volta e passaporte (esses 02 são essenciais)...eles podem pedir também para você comprovar que terá recursos para se manter (como moeda local e cartões de crédito) e também seguro de viagem e voucher de hotéis.

Até eu encontrar o local de retirada de bagagem já tinha ida e voltado 02x o mesmo trecho (srsrsrs)...até que achei a escada rolante e minha mala estava lá...UFA. Depois disso tive que encontrar a estação de trem que era no próprío aeroporto, tive que pedir informações e as pessoas foram cordiais e falaram em inglês, sem maiores problemas, depois de 20min estava na estação e na plataforma de onde saia o trem, porque são váááriass.

Outra dica, se você gosta de aventura, como eu, e prefere viajar de trem, não se esqueça, leve pouca bagagem, pois é totalmente "faça você mesmo"...colocar e tirar a mala é por sua conta e risco (rsrsrs).
Ao entrar no trem estava totalmente perdida, mas é tudo tão organizado que na plataforma tem o painel que confirma destino, número do trem e horário - não tem como errar...e se o trem sai às 16:47...ele sai às 16:47...é pontual. Bom, acomodei minha mala em um canto, pois não tem um compartimento específico, ela vai junto com você e me sentei. O trem, mesmo sendo de alta velocidade e de distância longa, ele não vai direto, ele faz paradas. E nestas paradas mais pessoas entraram e como eu não tinha reservado assento, tive que sair do lugar onde estava 02 vezes, porque outras pessoas já tinham comprado o lugar. Até certo ponto é normal isso acontecer, por isso sempre é bom ficar atento e perguntar se o assento está livre.

Cheguei na estação de Hannover e já fui fazer meu BahnCard, que dá desconto de 25% nas passagens de trem, mas isso só vale a pena se você for ficar um período mais longo na Alemanha e tiver um endereço de entrega...pois demora 02 semanas para chegar, por enquanto estou com um comprovante provisório.

Por último peguei o trem de Hannover até Hildesheim e finalmente cheguei, claro que o "faça você mesmo" continua, coloca mala, tira mala, empurra a mala até o local de hospedagem...ufaaaa...finalmente.

Aqui estou, feliz da vida com essa experiência e irei compartilhar com vocês um pouco disso tudo.

AUF WIEDERSEHEN
TSCHÜSS

Um comentário:

  1. Amiga, que bom saber que você chegou bem, apesar das 200 horas de viagem! rsrs To adorando a ideia de ficar acompanhando sua vida aí através do blog! beijos e saudades!!!

    ResponderExcluir