sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aprendendo Alemão

Sabe que esses dias estava pensando sobre toda essa experiência que está acontecendo em minha vida e me dei conta de que eu nunca  tinha imaginado vir morar na Alemanha e muito menos aprender alemão.

Apesar de vir de Blumenau (uma cidade tipicamente alemã), onde temos a Oktoberfest - a maior festa alemã das Américas, as pessoas com mais idade falarem a língua, comida e bebida típicas e terem placas de informação em alemão, confesso que esse "som" nunca soou muito bem aos meus ouvidos. Mas...como dizem....nunca diga nunca.



Não é uma língua fácil de se aprender, porque o som das palavras tem uma entonação muito forte e deve ser pronunciado com muita clareza.  Algumas palavras são parecidas em inglês, mas não achei até agora, que quem já sabe o inglês aprende fácil o alemão, acho que é um mito isso.
Já informo de antemão que o que escrevei no blog à respeito disso não significa que seja uma regra e sim parte da minha experiência, ok?!

Estou me sentindo uma criança no jardim de infância, aprendendo os números, o alfabeto, como construir frases e assim por diante, estou adorando e meu cérebro tem me agradecido todos os dias por estar tendo esse novo desafio. Por isso ai vão algumas das palavras que escuto todos os dias:

-Hallo = Olá
-Guten Morgen = Bom dia (pela manhã)
-Guten Tag = Bom dia (durante o dia)
-Guten Abend = Boa noite
-Wie geht's? = Como vai?
-Danke = Obrigada
-Bitte schon = de nada
-Bitte = Por favor
-Schönes Wochenende = Bom final de semana

Divertido não?! Aos poucos, conforme for escrevendo, coloco mais palavras e frases.
Essa semana confirmei meu curso de alemão, agora sim, quero sair daqui com pelo menos o sotaque correto ao pronunciar as sentenças.

Depois de pesquisar na internet ainda no Brasil, selecionei algumas escolas por localização e custo, visitei 02 escolas e optei pela segunda visitada. Já no dia em que cheguei me colocaram na sala para ver uma aula demonstrativa e me deparei com uma professora extremamente simpática e 05 nacionalidades diferentes ao meu redor e por sorte nenhum outro brasileiro (senão falamos muito em português). Fiquei super entusiasmada...Turquia, India, França, Vietnã, Trinidad e Tobago. Caramba que troca de cultura...que experiência ótima. Hoje por sinal, as meninas estavam todas interessadas em saber o que eu fazia, como era no Brasil, se tinha namorado, quantos anos eu tinha...muito receptivas, vale dizer que o curso já tinha começado à 03 semanas e o grupo estava formado.

Hoje foi meu 2º dia de aula e já tive que fazer um teste, ehehehehe...vamos ver como me saí.
A escola fica em Hannover, próximo a estação central de trem (Haupbahnholf em alemão) e terei aulas 05 dias por semana, das 09:00 às 12:15.

Fico por aqui, esse final de semana (wochenende) pretendo estudar um pouco mais, mesmo porque já tenho tarefa para fazer (ahahaha....quanto tempo não tinha tarefa de casa).

SCHÖNES WOCHENENDE à todos!!!
Tschüss

Nenhum comentário:

Postar um comentário