terça-feira, 7 de junho de 2011

Oeste da Alemanha - WeinStrasse

Hey hey, coisa boa um feriado, não?!
Essa última semana tive uma folguinha por aqui...quinta, sexta, sábado e domingo - claro que não perderia a chance de programar uma viagem. Aproveitar para ir um pouco mais longe.

Bom, primeiro foi a indecisão de qual destino escolher, optei por ficar na Alemanha mesmo e entre idas e vindas na internet e guias, fiquei tentada a ir para a Rota do Vinho Alemão -  Deustche WeinStrasse. E foi assim que começou nossa viagem. Aluguei um carro e reservei os hotéis.




O ideal é planejar o roteiro para não perder tempo, verificar distância, duração do trajeto, principais pontos de interesse e outros detalhes. O que ajuda muito nessa época do ano é que escurece depois das 21hr, o que permite um bom aproveitamento do dia.

Abaixo faço uma breve descrição do itinerário e na sequencia escreve com maiores detalhes.

01/06 - Saída de carro de Hildesheim, viagem em direção a Neustadt (04h30m).
02/06 - Saída do hotel por volta das 09:30, viagem em direção ao ïnício da Rota do Vinho.
Dia inteiro de passeio, percorrendo as cidades e vilas.
03/06 - Saída de Neustadt em direção a Heidelberg (01hr de viagem)
04/06 - Saída de Heidelberg em diração a Mainz (01 hr de viagem)
05/06 - Saída de Mainz em direção a Koblenz, seguindo o Rio Reno...retorno para casa, chegamos 20:00hr em Hildesheim.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foi uma viagem pelo Oeste da Alemanha - região chamada Renânia - Palatinado, umas das mais românticas, recebe muitos turistas atraídos pelo vinhedos, colinas e castelos ao longo do Rio Reno e Mosela.

01/06 Hildesheim / Neustadt
Aluguei um carro com GPS, muito importante quando se fala em percorrer longos trajetos sem conhecer a estrada. Aqui na Alemanha nem preciso falar das estradas, as famosas autobahn. Não vi um buraco sequer e nenhum maluco pilotando sua carroça em plena BR-101. Pelo contrário, encontramos pessoas educadas e claro que muitos carros, ou melhor "carrões" andando a 220km/h.
A viagem foi tranquila e não diferente do Brasil, pegamos tráfego devido ao feriado.
Cheguei em Neustadt por volta das 20:30hr, foram umas 04h30m de viagem, dei entrada no hotel e fui jantar. Toda cidade aqui na Alemanha tem uma Markplatz (praça do mercado), então fica mais fácil de encontrar restaurantes, pois a maioria fica concentrada nessa região. O escolhido foi um menor, bem aconchegante. Pedi aspargos com carne de porco e batatas ao molho holandês....uma delícia!!!!! E claro, vinho branco típico da região (EUR 9,00 a garrafa).

-Aspargos é um prato típico na Alemanha, porém sua colheita é somente de março à junho.

02/06 WeinStrasse
Segui indicação do guia que trouxe do Brasil (Folha de S. Paulo) e planejei a rota.
A Rota do Vinho é bem extensa, com várias cidades e vilas, como queria passear apenas 01 dia, escolhi algumas. Fomos até a cidade de interesse mais distante e começamos a subir a rota.
Bad Bergzabern, 40 min de Neustadt- esta cidade abriga belas ruínas renascentistas e um castelo real.


Fiquei cerca de 01hr na cidade, e segui para a próxima. No meio do caminho fui contempla com paisagens maravilhosas. Próxima parada, Trifels, 10min de Bad Bergzabern - cidade com as ruinas de um castelo que serviu de prisão para muitas pessoas importantes, como Ricardo Coração de Leão (rei da Inglaterra). A vista que tive de cima do castelo foi linda!!



A cidade também é uma graça, com sua construções típicas e conservadas, por muitos momentos me senti num filme, porque realmente a forma como eles cuidam e preservam seu patrimônio é impressionante.


Próxima parada, Landau - aproveitei para almoçar, tomar um sorvete e passear mais um pouco entre toda essa cultura alemã.



Na sequência continuamos na rota e não tive tanta sorte, porque era feriado e a maioria das vinícolas estavam fechadas, mas isso não impediu de tomar vinho e curtir esse passeio encantador.
Abaixo algumas fotos do que encontrei no caminho e uma das casas que estavam abertas para degustação de vinho.




E por último, resolvi encerrar o dia na cidade de Bad Dürkheim, confesso que nessa cidade esqueci de ver as ruinas ou casas típicas, porque ao chegar no centro me deparei com uma festa da comunidade, muito legal, tipo um stamtisch e por ali fiquei...comi salsicha com pão, bebi vinho e cerveja e ainda curti uma banda que estava tocando uns rock antigos e o pessoal estava interagindo muito. E olha que tinha gente de todas as idades, simplesmente adorei.
Encerreis o dia e voltei para Neustadt, cansada, maravilhada, cheia de cerveja e vinho...aiii que mistura não?!!!! Mas foi óóótiiimo!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário