sexta-feira, 29 de abril de 2011

Curiosidade - Mão Inglesa

Continuando com o tema britânico, esses dias conversando com meu pai, ele me fez a seguinte pergunta: "você sabe porque se dirige pela esquerda em alguns países?!" 
Então por um momento fiquei pensando e me dei conta que realmente não sabia o porque dessa diferença e nem a origem disso. Ele me deu uma explicação bem interessante e resolvi pesquisar mais e compartilhar com vocês.



A Inglaterra é famosa por ter um sistema de circulação de veículos pela esquerda, tanto que esse sistema é conhecido por “mão inglesa”. O que a grande maioria não sabe é que a origem do sistema remonta à era medieval, quando surgiu uma regra de circulação a cavalo que dizia que “todo cavaleiro deveria se manter à esquerda enquanto transitasse por ruas e estradas”. A ideia era que eles já estivessem na melhor posição para um eventual duelo, já que em sua maioria, eram destros. Esse posicionamento na via tinha a vantagem adicional de proteger a espada (que ficava presa do lado esquerdo do corpo), evitando que fossem desarmados de surpresa.

Por outro lado, na França,  uma ordem continental direta de Napoleão obrigou todos a usarem o lado direito "mão francesa". Por ser canhoto, com esta nova ordem, o imperador francês, poderia assim empunhar sua espada com a mão esquerda sem maiores problemas. Os cocheiros franceses foram também obrigados a passarem assim para o lado esquerdo para que pudessem sempre cruzar com o Imperador do lado “correto”. Com a rivalidade entre França e Inglaterra, cada uma manteve, por assim dizer, suas preferências e regras, surgindo essa diferença.

Países como Irlanda, Ilha de Man, Guernsey, Jersey, Malta e Chipre, Austrália, Barbados, Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Malásia, Trinidad e Tobago, Tailândia, Indonésia, Butão, Nepal, Timor-Leste, Japão, e até mesmo de países do continente americano, como Guiana e o Suriname - circulam pela esquerda.

#FICAADICA: se você está planejando uma visita motorizada em algum desses países, segue este site, que simula um motorista pelas ruas de Londres. http://www.3dfahrschule.de/uk_index.htm

3 comentários:

  1. meu que legal...eu nem imaginava q fosse por isso...lendo e aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. NA Suécia também foi adotada a mão inglesa, até 1962, quando foi trocada pela "mão francesa", por ser usada na maioria dos países.

    ResponderExcluir
  3. Por que os EUA adotaram mão francesa se foram colonizados pela Inglaterra?

    ResponderExcluir