segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Viúva e a Champagne

Sabe aquela champagne do rótulo laranja, com um nome francês?! Sim, essa mesma, a desejada Veuve Clicquot...pois então...mais uma vez me fiz a tal pergunta, eu conheço a história dessa bebida? Nãoooo...eu não conheço! Acabo de me apresentar, prazer em bebê-la, OPS, conhecê-la!

Veuve Clicquot Ponsardin é uma casa de champagne em Reims, França, e uma marca de champanhe, facilmente reconhecida pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa. Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, Veuve Clicquot (pronunciado grosso modo vuuv clicô [ponsardan]) desempenhou um importante papel no estabelecimento da champanhe como bebida escolhida pela nobreza e pela rica burguesia europeia. Situada em Reims, Veuve Clicquot faz parte do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy de artigos de luxo desde 1987. Veuve Clicquot hoje possui controle da neozelandesa Cloudy Bay Vineyards.



Nicole-Barbe Ponsardin, nascida em 16 de dezembro de 1777, casou-se com François Clicquot, filho de Philippe Clicquot-Muiron, em 10 de junho de 1798. Mas seu marido morreu em 23 de outubro de 1805, deixando-a viúva (veuve em francês) e no controle da companhia. Até aquele momento, a companhia dividia suas atividades entre a produção de champanhe, serviços bancários e comercialização de . Sob comando de Madame Clicquot, a companhia concentrou seu foco inteiramente na produção de champanhe.
Durante as Guerras Napoleônicas, foi bem sucedida exportando sua champanhe (ao Império Russo em 1814, entre outros) e estabelecendo-a nas cortes reais. Na corte brasileira, remessas desta champanhe foram enviadas por encomenda ao imperador Pedro II.
Madame Clicquot morreu em 29 de julho de 1866, deixando uma bem estabelecida marca de champanhe.




À partir de Paris, são aproximadamente 145 km, alugue um carro ou vá de trem. Programe sua viagem e reserve um dia para um tour pelas terras da champagne. De carro são 1hr30min e de trem, uns 45min. Se for de trem pode-se comprar o bilhete pela internet (TGV) ou diretamente na estação (Gare de L'Este), centro de Paris. Cada trecho custa em média EUR 35,00.
Em Reims você poderá visitar a maison Veuve Clicquot Ponsardin, uma enorme cave de 24km, construída em 1910.

As visitas guiadas, podem ser pré-agendadas no site http://www.veuve-clicquot.com/. Verifique os dias e horários de funcionamento antes de ir. De terça à sábado, 01 de abril a 31 de outubro / terça à sexta, 02 de novembro a 30 de março, das 10:00 as 12:30 e das 13:30 às 18:00.

Região famosa pela produção da champagne, pode-se visitar também a Maison Ruinart, Cave Pommery, Taittinger, G.H. Mumm, entre outras.

Um comentário: